Mês-a-mês o dilema das unhas encravadas volta a acontecer, mas porque a origem do tratamento não está sendo combatida! Em vez de reclamar desse problema incômodo, que tal aprender a se livrar dele?

 

Mantenha sempre a postura correta: pode não parecer, mas a postura sempre correta ajuda, e muito, que as unhas não encravem. Andar sem postura faz com que aconteça um aumento de pressão nos pés, e quando essa pressão cai nos dedos, pode fazer com que aconteça mudanças no crescimento das unhas e ajuda no encravamento.

 Evite ao máximo os sapatos apertados: principalmente se esses sapatos forem os de bico fino, pois são os modelos que mais apertam as unhas e acaba fazendo com que elas encravem. Os sapatos apertados exercem pressão no canto das unhas, acaba inflamando, e então, encravando. Prefira os sapatos com bicos mais largos ou redondos, que deixam os dedos mais soltos, ou uma sandália aberta.

 Corte as unhas no formato quadrado: dermatologistas explicam que as unhas possuem um espaço para crescimento. Se você corta as laterais, a pele passa a ocupar esse espaço, antes pertencente das suas unhas, e quando as unhas voltam a crescer, disputam o mesmo lugar, fazendo pressão. É onde a unha encrava, pois não tem espaço para crescer. Lembre-se sempre de apenas remover o excesso de pele.

Sempre lixe as unhas após cortá-las: não basta apenas cortas as unhas, também é muito importante lixá-las. Esse ato remove as espículas de unha, que são as pontinhas que podem encravar. Assim, seu organismo “entende” que essas sobras de unhas são um corpo estranho, e acaba gerando uma inflamação.

Evite ao máximo tirar as cutículas: no Brasil, nós temos o costume de retirar a cutícula, porém essa pele da unha, protege contra fungos e bactérias. Sem a cutícula, a unha fica mais predisposta a ter infecções.

Deixe os pés sempre limpos: caso você sofra de unhas encravadas, higiene é fundamental, pois o acúmulo das células mortas facilita a reprodução de micro-organismos. A limpeza constante ajuda a evitar a invasão de fungos ou bactérias e não dá espaço para possíveis infecções.

 

Nunca se esqueça de sempre fazer suas unhas com um profissional adequado. Confira nossos serviços de Manicures e Pedicures, e não esqueça de agendar seu horário no centro d-unhas Brasil mais próximo.